Quem vai treinar o professor?

Tempo de leitura: 2 minutos

Não vou chover no molhado nem repetir que as coisas estão de cabeça para baixo por causa desta pandemia. Nem vou dizer que o mundo mudou.

Vamos direto ao ponto: ou você tem ou conhece alguém que tem filhos na escola e agora estão todos em casa.

Alguns “ganharam” férias antecipadas, outros estão na mesma rotina de aulas – só que agora on-line – e outros ainda sem saber direito se é férias ou se estão estudando on-line. 

Tem muita diferença neste sentido rolando por aí.

Tem escola que já estava preparada para o ensino à distância, outras sequer pensavam nisso e algumas tentaram rapidamente achar uma solução.

Fica evidente que quem já fazia ou estava preparado enfrentou este momento de uma maneira muita mais assertiva do que outros. 

Também ficou evidente quem não estava preparado. 

Neste momento não podemos culpar o professor. Não podemos comparar professor com youtuber, por exemplo.

O youtuber se preparou para ensinar diante de uma câmera, exige uma técnica de comunicação, existem recursos que facilitam e aceleram esse processo. Precisa de planejamento, precisa de preparação, muita preparação.

O professor se preparou para dar aulas presenciais. Para isso, ele precisa de treinamento. E não só os professores, os alunos também precisam ser treinados para esta maneira de aprender.

E nas empresas? Empresas não têm alunos.

Empresas, então, não precisam de professores. Sim, mas empresas têm funcionários, têm gestores e têm instrutores. E nesta nova maneira de trabalhar, todos precisam de treinamento.

Existem empresas – e várias já fizeram isso – que no primeiro dia de crise já cortaram o orçamento de treinamento. Existem empresas que no primeiro sinal de crise, investiram em treinamento.

É como aquela escola que estava preparada para o ensino à distância e aquela escola que sequer pensava nisso. Algumas irão sobreviver, outras…

“Mas a minha empresa não é escola. Minha empresa produz. Minha prioridade é garantir os custos dentro do orçamento.” Sim, isso é válido e muito, como é válido também saber fazer o melhor com os recursos que tenho. 

Para saber é preciso conhecer.

Treinamento é a comunicação do conhecimento, ninguém é mais inteligente do que ninguém, simplesmente sabe antes. 

Treinar é gerar resultados.

Mas isso é uma questão de crença, ou você acredita ou você aposta e vê no que dá. Veremos no futuro como foram certas nossas escolhas do presente.

Confira nossas soluções no catálogo digital.

Comentários
Comentários