Olhando para frente: como se preparar para os novos modelos de negócios

Tempo de leitura: 3 minutos

Fonte: Varejo S.A.
Por Peterson Coli

Segundo uma pesquisa recente da Robert Half – Talent Solutions com vários empresários Brasil afora, a perspectiva de crescimento da oferta de empregos e de capacitação profissional para o segundo semestre de 2021 é bem maior do que a registrada em janeiro deste ano. Alguns fatores contribuem para isso: expansão das oportunidades de negócios devido à COVID-19, ritmo de digitalização/adoção de novas tecnologias, estímulos à economia e principalmente a imunização da população com o avanço da vacinação.

Este otimismo vem cercado de desafios também. Com a pandemia, muitos negócios viram seus modelos virarem de cabeça para baixo. Alguns setores cresceram e outros simplesmente desapareceram ou sofreram um enorme impacto.

Micros e pequenos negócios não escaparam desta mudança. Façamos uma análise sobre alguns pontos: a loja não mudou de endereço, não mudou de CNPJ, os produtos não mudaram, mas mudou o “jeito” de fazer negócio. A tecnologia e a digitalização vieram de forma extremamente rápida, e o que antes era algo distante hoje já é realidade. Para alguns, a tecnologia se resumia à maquininha de cartão, e hoje fazem vendas através de uma plataforma multicanal de e-commerce. Vendem através de WhatsApp, divulgam nas redes sociais, adotaram o delivery e, com a reabertura gradual e o fim das restrições, provavelmente continuarão a adotar e trabalhar com estas “inovações”.

A loja não mudou, o CNPJ não mudou… e o “time” também não mudou! Este é um dos maiores desafios dos empresários para um futuro que não é tão distante e sim para um momento atual. Qualificar e treinar as pessoas para este novo modelo de negócio. Seja quem está em home office, quem tem que adquirir novas habilidades, romper com velhos hábitos e enxergar um futuro que necessita e muito de pessoas com pensamentos novos, capacitadas para enfrentar não só esse, mas transformar esses desafios em reais oportunidades de crescimento e evolução.

Comunicação, liderança, visão do negócio e pensamento criativo lideram a lista de habilidades mais demandadas pelas empresas para o segundo semestre de 2021.

O mundo mudou. Os modelos de negócios mudaram, desde as maiores empresas até o microempresário. Quem não se adaptar, se preparar e se qualificar ficará fora das oportunidades que este novo cenário com certeza trará.

Treinar as pessoas é com certeza uma das melhores práticas a se fazer neste momento. Com forte vocação para o varejo, a Ideale já treinou mais de 4 milhões de pessoas em mais de 17 anos de história. Com um time muito experiente e uma estrutura própria de criação e produção dos mais diversos temas, tem ajudado empresas e equipes a superar desafios e conquistar resultados expressivos, principalmente nas áreas de atendimento e vendas, de forma simples, prática e com foco totalmente voltado à satisfação e encantamento dos clientes.

Sua empresa precisa ensinar a executar uma determinada tarefa ou ação? A Ideale desenvolve, produz e aplica treinamentos com foco no RESULTADO que você quer atingir. Acima de tudo, o que mais queremos é: ENTREGAR EXPERIÊNCIAS MEMORÁVEIS PARA A EDUCAÇÃO CORPORATIVA!

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