17/05/2023

Gamificação: entenda o conceito que alia diversão com aprendizado

As técnicas de aprendizado evoluíram muito com a intervenção da tecnologia, e uma das metodologias que mais ganhou destaque nos últimos anos foi a gamificação. Do inglês, gamification, essa nomenclatura é um termo que engloba a possibilidade de aprendizado através de ações mais lúdicas.

Engana-se quem pensa que a gamificação é voltada apenas para crianças e jovens. Na verdade, essa metodologia pode ser aplicada a várias idades, afinal, qualquer pessoa pode se divertir enquanto aprende.

A gamificação surge como uma forma de aumentar o engajamento dos participantes ou alunos de maneira mais interativa, lançando a eles desafios para reter a atenção por mais tempo.

Além de instituições de ensino, muitas empresas também vêm adotando a gamificação para os treinamentos dos seus times com o propósito de entreter e até mesmo aumentar a sinergia nas equipes, afinal, mais do que nunca existem empresas que tem como propósito reter os seus talentos, e oferecer uma boa experiência para o funcionário.
Mas afinal, o que é gamificação?
A gamificação consiste em utilizar as técnicas comuns em jogos para ensinar alguma coisa que não fica só no campo do entretenimento. Dessa forma, é possível tratar temas considerados “cansativos” ou complexos e transformá-los em algo mais acessível, lúdico e de fácil aprendizagem.

Se você é gestor de uma empresa, provavelmente já passou pela situação de oferecer um treinamento e sentir que o time não se engajou muito com a proposta. A gamificação surge para eliminar esse problema e fazer com que o processo de aprendizagem seja mais prazeroso e absorvido pelos funcionários.

É também muito comum que as técnicas de gamificação possibilitem uma maior interação entre os participantes. Mesmo em atividades individuais, uma determinada ação ou até mesmo um ponto específico do treinamento pode virar assunto de conversas entre colegas.

Mas o principal é contar com a tecnologia para fazer o papel de transformar a educação em algo mais acessível. Só o fato de lidar com um ambiente virtual novo costuma chamar a atenção, e usar técnicas mais lúdicas facilita todo o processo e retém a atenção por mais tempo.

Como funciona a gamificação na prática?

O processo geralmente irá contar com recursos educacionais que possuem diferentes atividades. A partir daí, é possível encontrar os mais diversos formatos, de acordo com a necessidade dos seus funcionários – Desde rankings, rankings, perguntas e respostas, reconhecimento por emblemas, personagens, websérie, entre outros.
Aqui na Ideale, oferecemos os seguintes formatos para nossos clientes levarem a gamificação para suas empresas:

  • Motion graphics;
  • Whiteboards;
  • Vídeos interativos;
  • E-Learning;
  • Landing Pages;
  • Treinamentos presenciais;
  • Apostilas e manuais;
  • In Store Training;
  • Infográficos;
  • Superapresentações;
  • Operações de treinamentos.

Cada um desses métodos visa trazer a educação para dentro das empresas de maneira mais atrativa e personalizada. Se a sua empresa está buscando mais tecnologia e aperfeiçoamento em atividades específicas, podemos criar um treinamento sob medida para você. Entre em contato agora mesmo para pensarmos juntos as melhores soluções!

Relacionados

27/06/2023

Fã de carteirinha da Disney e do modelo educacional americano, CEO da Ideale explica as mudanças no approach da marca

Peterson Coli, CEO da Ideale, é um idealizador. “Sonhadoras” são as pessoas que vivem no mundo das ideias,...

Saiba mais
21/06/2023

Brasil é o 3º país que mais consome podcast no mundo

fonte: Exame Quais podcast você acompanha? Com mais de 30 milhões de ouvintes, o Brasil é o terceiro...

Saiba mais
10/09/2021

Como melhorar as vendas com treinamento

Dentro do varejo também é preciso ter processos e metodologias bem definidas nas equipes para que os resultados...

Saiba mais
25/08/2021

Vídeos curtos e descontraídos, o “estilo” TikTok chegou ao RH?

Fonte: RH pra você Vídeos curtos, coreografias, filtros, dublagens, frases voando no mesmo ritmo da batida. Bom, já...

Saiba mais
Fechar
Fechar